Breve relato das atividades do maestro José Moreira Lopes na Corporação Musical Brasileira de Campinas
Mots-clés :
Corporação Musical Brasileira, Banda de música, Vila Industrial, Campinas, MusicologiaRésumé
A Corporação Musical Brasileira de Campinas provavelmente foi fundada em 1916 e esteve vinculada geograficamente à Vila Industrial de Campinas. Na década de 1920 o maestro José Moreira Lopes é citado em inúmeros momentos como sendo seu dirigente musical. Nesse sentido, a proposta desse estudo é apresentar, no contexto de reconstruir o histórico de uma banda de música denominada Corporação Musical Brasileira de Campinas, os dados levantados sobre a trajetória do maestro José Moreira Lopes, especialmente as informações veiculadas em jornais na primeira metade do século XX, documentos públicos, obras de memorialistas e trabalhos acadêmicos.
Références
Almanach da Comarca de Amparo. [Periódico] Organizado e publicado por: Jorge Pires de Godoy Typografia de: A.B. de Castro Mendes & C. Campinas, SP e Typ. Livro Azul, 1907.
Belotto, Heloísa Liberalli. “Da gênese a função: o documento de arquivo como informação e testemunho.” In Documento: gênese e contextos de uso. Organizado por Ligia Silva de Freitas, Carlos Henrique Marcondes e Ana Célia Rodrigues. 1. ed. Niterói: Eduff, 2010, 161-174.
Biason, Mary Ângela.“Os músicos e seus manuscritos.”Per Musi, Belo Horizonte, n. 18 (2008): 17-27. doi: 10.1590/S1517-75992008000200003
Candido, Mariana de Oliveira. “Vida musical em Campinas na passagem dos séculos: rupturas, permanências e novos caminhos (1889-1922).” Dissertação de Mestrado em Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2016.
Lapa, José Roberto do Amaral. A cidade: os cantos e os antros: Campinas, 1850-1900 - São Paulo: Editora da USP; Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.
Lima, Ana Lucia. “Sons da cidadania: bandas, músicos negros e uma corporação musical em Campinas no pós-abolição.” Dissertação de Mestrado em História Social, Universidade Estadual de Campinas, 2021.
Mendes, José de Castro. Efemérides campineiras: 1739-1960. Campinas (SP): Palmeiras, 1963.
Nogueira, Lenita Waldige Mendes. Maneco músico, pai e mestre de Carlos Gomes. Campinas: Editora Pontes, 2018.
______________. Música em Campinas nos últimos anos do Império. Campinas: Editora da Unicamp – CMU, 2001.
Páteo, Maria Luisa de Freitas Duarte do. “Bandas de música e cotidiano urbano.” Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Estadual de Campinas, 1997.
Rocha, José Roberto Franco da. Catálogo descritivo do acervo de partituras musicais: Coleção De Benedictis, vol. 1. Corporação Musical “Lira de Serra Negra,” Serra Negra, 2007. Edição do autor.
Santos, Maria Lygia Cardoso Köke. “Entre louças, pianos, livros e impressos: A Casa Livro Azul – 1876-1958.” Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2004.
Sartori, Vilmar. “Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes: história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas.” Dissertação de Mestrado em Musica, Universidade Estadual de Campinas, 2013.
Sesso, Geraldo. Retratos da velha Campinas. Campinas (SP): Palmeiras, 1970.
Silva, Claudia Felipe da Silva. “A Corporação Musical Renato Perondini de Serra Negra: um enfoque de sua trajetória.” In Anais do XI Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal de Goiás, 2021:128-149. ISSN: 2236-3378.
___________. “Do Corpo Musicale Umberto I à Corporação Musical Lira de Serra Negra: a reconstrução da memória de uma banda de música através de seus maestros.” In Anais do V Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. São João del-Rei: 2022: 238-265. ISSN: 2595-5195.
Sotuyo Blanco, Pablo. Damião Barbosa de Araújo (1778-1856): novas achegas biográficas e musicais. Salvador: Fundação Gregório de Mattos: EDUFBA, 2007.
Periódicos consultados:
A Cidade de Campinas
A Gazeta
Correio Popular (Campinas/SP)
Correio Paulistano (SP)
Diário do Povo
O Combate: Independência, Verdade, Justiça (SP)
Acervos:
Arquivo Municipal de Campinas
Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) – Museu Carlos Gomes/Arquivo
Centro de Memória da Unicamp
Corporação Musical Lira de Serra Negra
Hemeroteca da Biblioteca Nacional
Museu da Imagem e do Som – MIS- Campinas
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Claudia Felipe da Silva (Autor) 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
RBMUS adota uma política de acesso aberto progressivo equilibrando a disseminação do conhecimento científico com a proteção dos direitos autorais dos autores e da revista de forma transparente e explícita.
- Período de exclusividade:
- Todos os artigos publicados na RBMUS estarão sob direitos autorais exclusivos da revista por um período de 12 meses a partir da data de publicação, durante o qual a distribuição, reprodução ou adaptação dos artigos é restrita, exigindo a permissão expressa da RBMUS para compartilhamento ou modificação.
- Transição para licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0):
- Decorrido o período de exclusividade de 12 meses, os artigos serão automaticamente licenciados sob a Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0).
- Esta licença permite que outros compartilhem, distribuam e adaptem os artigos, inclusive para fins comerciais, desde que:
- Seja fornecido o devido crédito aos autores e à RBMUS como fonte original da publicação.
- Qualquer obra derivada, como traduções ou adaptações, sejam distribuídas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
- Direitos dos autores:
- Os autores mantêm os direitos morais sobre seus trabalhos, incluindo o direito à atribuição e à integridade da obra.
- Ao submeterem seus manuscritos, os autores concedem à RBMUS apenas o direito de primeira publicação e os direitos exclusivos de uso durante o período inicial de 12 meses.
- Considerações adicionais:
- Após a transição para a licença CC BY-SA 4.0, a licença é mantida conforme estabelecido pelos termos da Creative Commons, disponível em: org
- Ao submeter um manuscrito, os autores autorizam a RBMUS a publicar o trabalho sob a licença Creative Commons CC BY-SA0. e garantem que o manuscrito é original e não infringe direitos de terceiros.