Breve relato das atividades do maestro José Moreira Lopes na Corporação Musical Brasileira de Campinas

Autores/as

Palabras clave:

Corporação Musical Brasileira, Banda de música, Vila Industrial, Campinas, Musicologia

Resumen

A Corporação Musical Brasileira de Campinas provavelmente foi fundada em 1916 e esteve vinculada geograficamente à Vila Industrial de Campinas. Na década de 1920 o maestro José Moreira Lopes é citado em inúmeros momentos como sendo seu dirigente musical. Nesse sentido, a proposta desse estudo é apresentar, no contexto de reconstruir o histórico de uma banda de música denominada Corporação Musical Brasileira de Campinas, os dados levantados sobre a trajetória do maestro José Moreira Lopes, especialmente as informações veiculadas em jornais na primeira metade do século XX, documentos públicos, obras de memorialistas e trabalhos acadêmicos.

Biografía del autor/a

  • Claudia Felipe da Silva, Universidade Estadual de Campinas

    Mestranda e bacharel em Música pelo Instituto de Artes (UNICAMP), mestre em Educação pela Faculdade de Educação, na área de Educação, Sociedade, Política e Cultura (UNICAMP) com a dissertação: Banda de música, imigração italiana e educação musical. Doutora em Educação na área de Ciências Sociais na Educação, pela mesma faculdade, com a tese: Vida musical, imigração italiana e desenvolvimento urbano: a trajetória sócio histórico cultural de Serra Negra, ao longo do século XX. Especialização em Organização de Arquivos pela UNICAMP e História e Cultura, Diálogos e Fronteiras pela UNIMEP. Clarinetista da Corporação Musical Lira de Serra Negra e da Corporação Musical Santa Cecilia de Monte Alegre do Sul. Responsável pela organização do acervo da Banda Lira de Serra Negra.

Referencias

Almanach da Comarca de Amparo. [Periódico] Organizado e publicado por: Jorge Pires de Godoy Typografia de: A.B. de Castro Mendes & C. Campinas, SP e Typ. Livro Azul, 1907.

Belotto, Heloísa Liberalli. “Da gênese a função: o documento de arquivo como informação e testemunho.” In Documento: gênese e contextos de uso. Organizado por Ligia Silva de Freitas, Carlos Henrique Marcondes e Ana Célia Rodrigues. 1. ed. Niterói: Eduff, 2010, 161-174.

Biason, Mary Ângela.“Os músicos e seus manuscritos.”Per Musi, Belo Horizonte, n. 18 (2008): 17-27. doi: 10.1590/S1517-75992008000200003

Candido, Mariana de Oliveira. “Vida musical em Campinas na passagem dos séculos: rupturas, permanências e novos caminhos (1889-1922).” Dissertação de Mestrado em Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2016.

Lapa, José Roberto do Amaral. A cidade: os cantos e os antros: Campinas, 1850-1900 - São Paulo: Editora da USP; Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.

Lima, Ana Lucia. “Sons da cidadania: bandas, músicos negros e uma corporação musical em Campinas no pós-abolição.” Dissertação de Mestrado em História Social, Universidade Estadual de Campinas, 2021.

Mendes, José de Castro. Efemérides campineiras: 1739-1960. Campinas (SP): Palmeiras, 1963.

Nogueira, Lenita Waldige Mendes. Maneco músico, pai e mestre de Carlos Gomes. Campinas: Editora Pontes, 2018.

______________. Música em Campinas nos últimos anos do Império. Campinas: Editora da Unicamp – CMU, 2001.

Páteo, Maria Luisa de Freitas Duarte do. “Bandas de música e cotidiano urbano.” Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Estadual de Campinas, 1997.

Rocha, José Roberto Franco da. Catálogo descritivo do acervo de partituras musicais: Coleção De Benedictis, vol. 1. Corporação Musical “Lira de Serra Negra,” Serra Negra, 2007. Edição do autor.

Santos, Maria Lygia Cardoso Köke. “Entre louças, pianos, livros e impressos: A Casa Livro Azul – 1876-1958.” Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2004.

Sartori, Vilmar. “Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes: história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas.” Dissertação de Mestrado em Musica, Universidade Estadual de Campinas, 2013.

Sesso, Geraldo. Retratos da velha Campinas. Campinas (SP): Palmeiras, 1970.

Silva, Claudia Felipe da Silva. “A Corporação Musical Renato Perondini de Serra Negra: um enfoque de sua trajetória.” In Anais do XI Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal de Goiás, 2021:128-149. ISSN: 2236-3378.

___________. “Do Corpo Musicale Umberto I à Corporação Musical Lira de Serra Negra: a reconstrução da memória de uma banda de música através de seus maestros.” In Anais do V Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. São João del-Rei: 2022: 238-265. ISSN: 2595-5195.

Sotuyo Blanco, Pablo. Damião Barbosa de Araújo (1778-1856): novas achegas biográficas e musicais. Salvador: Fundação Gregório de Mattos: EDUFBA, 2007.

Periódicos consultados:

A Cidade de Campinas

A Gazeta

Correio Popular (Campinas/SP)

Correio Paulistano (SP)

Diário do Povo

O Combate: Independência, Verdade, Justiça (SP)

Acervos:

Arquivo Municipal de Campinas

Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) – Museu Carlos Gomes/Arquivo

Centro de Memória da Unicamp

Corporação Musical Lira de Serra Negra

Hemeroteca da Biblioteca Nacional

Museu da Imagem e do Som – MIS- Campinas

Publicado

2025-08-12

Número

Sección

Artigo de pesquisa

Cómo citar

Silva, Claudia Felipe da. 2025. “Breve Relato Das Atividades Do Maestro José Moreira Lopes Na Corporação Musical Brasileira De Campinas”. Revista Brasileira De Musicologia 1 (August): s2e008. https://rbmus.abmus.net.br/index.php/seer/article/view/19.