O alvorecer da ópera italiana no Brasil romântico e a digressão de Giuseppe Galletti

Autores/as

Palabras clave:

ópera, século XIX, Brasil, temporadas líricas

Resumen

Após hiato temporal prolongado, o Brasil se reencontrou com o gênero operístico nos primeiros anos do reinado de Pedro II, quando um grupo de cantores liderados pelo baixo Giuseppe Galletti aportou no Rio de Janeiro em dezembro de 1843. Contratados pela sociedade que administrava a pauta do Teatro São Pedro de Alcântara, o grupo deu início a séries anuais de ópera na capital do império, com o auxílio de novos nomes que foram sendo adicionados ao elenco. Parte destes, liderada por Galletti, deixou o Rio de Janeiro e foi estrear as temporadas da ópera romântica italiana em outras capitais brasileiras, como Recife, São Luis e Belém, no ano de 1845, com consequências diferentes, mas importantes para o estabelecimento de um circuito operístico no país.

Biografía del autor/a

  • Márcio Páscoa, Universidade Estadual do Amazonas

    Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas, onde atua na Graduação em Música e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (ME e DO), sendo também coordenador do Laboratório de Musicologia e História Cultural e diretor da Orquestra Barroca do Amazonas, com a qual gravou 5 CDs e 1 DVD, tendo se apresentado em dezenas de cidades do Brasil, Portugal, Espanha, Itália e França. Possui diversas publicações de livros, coletâneas e artigos, em português e inglês, no Brasil e no exterior, tendo ainda organizado publicações diversas. Restaurou diversas óperas de autores brasileiros e europeus dos séculos XVIII e XIX. É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.

Referencias

Livros:

Collezione Teatrale ossia Scelta Raccolta di componimenti tragici, comici e drammatici d’autori italiani e stranieri. Roma: Angelo Ajani, 1829, Anno II, Tomo VIII.

Salles, Vicente. Épocas do Teatro no Grão Pará. Belém: Secult, 1995.

Periódicos:

Correio Mercantil. Salvador, 1844.

Correio Oficial da Província do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1843.

Diário de Pernambuco. Recife, 1844-1845.

Il Corriere dei Teatri. Milão, 1839. [continuador d’Il Censore Universale dei Teatri]

Il Pirata: giornale di letteratura, belle arti e teatro. Milão, 1847.

Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 1840-1844.

L’Italia Musicale: giornale artístico letterario. Milão, 1850.

O Archivo. São Luis, 1846.

Publicador Maranhense. São Luis, 1845-1846.

Treze de Maio. Belém, 1845-1847.

Publicado

2025-08-12

Número

Sección

Artigo de pesquisa

Cómo citar

Páscoa, Márcio. 2025. “O Alvorecer Da ópera Italiana No Brasil romântico E a digressão De Giuseppe Galletti”. Revista Brasileira De Musicologia 1 (August): s2e005. https://rbmus.abmus.net.br/index.php/seer/article/view/16.