The teaching/learning Music History in Brazil
background, problems and proposals
Keywords:
music history, teching and learning, BrazilAbstract
This article discusses the situation of History of Music in Brazilian universities in the twenty-first century. The text begins with a survey about its decline, in terms of importance, in the context of secondary and tertiary studies in Western countries during the twentieth century. It also includes a discussion about the Brazilian situation regarding teaching (and learning) of History of Music and some of its most relevant intrinsic and extrinsic problems. Such issues, as this analysis will show, emerged both from within the discipline’s premises as well as from political, economic, and cultural forces. Finally, some possible alternatives are proposed to highlight the enormous challenges that its complete elimination from academic curricula in music education could lead to.
References
Andrade, Mário de. “Oração do paraninfo.” In Aspectos da música brasileira. 4a ed. Belo Horizonte: Vila Rica, 1991.
Androutsos, Polyvios. “The importance of teaching Music History: philosophy, curriculum issues, teaching approaches, applications in different educational settings and its social incidences.” In Actas del I Congreso de Escuelas de música de Euskal Herria (December 2000): 17–33.
Bianconi, Lorenzo. “ISME and the Twilight of History.” In Musica Docta: Rivista digitale di Pedagogia e Didattica della musica 6 (2016): 39–49.
Bispo, Antonio Alexandre. Brasil/Europa & Musicologia. Köln: Akademie Brasil-Europa für kultur-und Wissenschaftswissenschaft, 1999.
Brasil, Ministério da Justiça e Negócios Interiores. Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro... Dr. João Luiz Alves. Junho de 1924. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1924.
Briscoe, James R. “Conference Report: I Simpósio internacional para a pedagogia da História da Música/International Symposium for Music History Pedagogy. Universidade de São Paulo, August 4–7, 2010.” Journal of Music History Pedagogy 1, n. 2. (Spring 2011): 183–88.
Castagna, Paulo. “Dificuldades, reflexões e possibilidades no ensino da História da Música no Brasil do nosso tempo.” Arteriais 1, n. 1. (fev 2015): 147–57.
——. “História da Música como oportunidade para o Desenvolvimento Humano.” In Anais do XXI Congresso da ANPPOM. Uberlândia: Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2011):512–17.
Corrêa, Antonor Ferreira, e Maria Westvall. “Aprendizagem Intercultural por meio de Imersão Musical.” Música em Perspectiva 7, n. 2 (2014): 84–100, http://revistas.ufpr.br/musica/article/view/41505
Drucker, Peter. The Effective Executive. Saint Louis, USA: Routledge, 1988.
Freire, Vanda Lima Bellard. “A História da Música e a Formação do Músico.” In Convegno La Ricerca Per La Didattica Musicale Proceedings, 102–107. Bologna: SIEM, 2000.
——. “Currículos, Apreciação Musical e Culturas Brasileiras.” In Anais do III Encontro Regional Sul da ABEM. Florianópolis: UDESC, 2000. http://abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados_ver.asp?id=51.
——. “Musical como recurso para construção de conhecimento musical.” In Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM: Música no século XXI: Tendências, Perspectivas e Paradigmas, vol 3. Belo Horizonte: UFMG, 2001: 561–566.
Guanabarino, Oscar. “Artes e Artistas, Instituto Nacional de Música.” O Paiz, 05/04/1893: 3.
——. “Artes e Artistas, Conferencia musical.” O Paiz, 22/07/1907: 3. Hikiji, Francirosy Satiko Gitirana. “A música e o risco. etnografia da performance de crianças e jovens participantes de um projeto social de ensino musical.” Cadernos de campo 15, n. 14/15 (2006): 267–69.
Hildreth, John, & David Zuschin. “Developing the Listening Mind. The iPod as an Educational Technology for the Study of Music. Learning to Hear History.” Apple Learning interchange Academic Intersections, N.1(Fall 2007). Disponível em: https://www.radford.edu/~jhildret/nmc/listeningmind/listening_mind.pdf. Acessado em 23 mai 2010.
Hoffer, R. Charles. Teaching music in the Secondary Schools. Belmont, California: Wadsworth Publishing, 1964.
International Society for Music Education. Declaration of Beliefs. 1994. Accepted by the ISME Board on July, 1994, in Tampa, FL, USA.
Lawrence, Ian. Teaching the History of Music, In Music Education Review, London/Chappell, v. I (1977): 101-109.
Martins, João Paulo Capelli e Luiz Antonio Slongo. “The Digital Music Market: a study of Brazilian consumers’ behavior.” Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Review of Business Management 16, no. 53 (October–December 2014): 638–57. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgn/v16n53/en_1806-4892-rbgn-16-53-638.pdf
Niecks, Friedrick. “The Teaching of Musical History.” Proceedings of the Musical Association, 26th Session (1899–1900): 161.
Oliveira, Maria Helena Mourão Alves. “A leitura do universitário: estudo comparativo entre os cursos de engenharia e fonoaudiologia da PUCCAMP.” Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Pablo Sotuyo Blanco (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
RBMUS adota uma política de acesso aberto progressivo equilibrando a disseminação do conhecimento científico com a proteção dos direitos autorais dos autores e da revista de forma transparente e explícita.
- Período de exclusividade:
- Todos os artigos publicados na RBMUS estarão sob direitos autorais exclusivos da revista por um período de 12 meses a partir da data de publicação, durante o qual a distribuição, reprodução ou adaptação dos artigos é restrita, exigindo a permissão expressa da RBMUS para compartilhamento ou modificação.
- Transição para licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0):
- Decorrido o período de exclusividade de 12 meses, os artigos serão automaticamente licenciados sob a Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0).
- Esta licença permite que outros compartilhem, distribuam e adaptem os artigos, inclusive para fins comerciais, desde que:
- Seja fornecido o devido crédito aos autores e à RBMUS como fonte original da publicação.
- Qualquer obra derivada, como traduções ou adaptações, sejam distribuídas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
- Direitos dos autores:
- Os autores mantêm os direitos morais sobre seus trabalhos, incluindo o direito à atribuição e à integridade da obra.
- Ao submeterem seus manuscritos, os autores concedem à RBMUS apenas o direito de primeira publicação e os direitos exclusivos de uso durante o período inicial de 12 meses.
- Considerações adicionais:
- Após a transição para a licença CC BY-SA 4.0, a licença é mantida conforme estabelecido pelos termos da Creative Commons, disponível em: org
- Ao submeter um manuscrito, os autores autorizam a RBMUS a publicar o trabalho sob a licença Creative Commons CC BY-SA0. e garantem que o manuscrito é original e não infringe direitos de terceiros.