O ensino/aprendizagem de História da Música no Brasil

antecedentes, problemas e propostas

Autores

Palavras-chave:

história da música, ensino e aprendizagem, Brasil

Resumo

Este texto discute a situação da História da Música nas universidades brasileiras no século XXI. O texto inicia com um levantamento sobre seu declínio, em termos de importância, no contexto dos estudos secundários e terciários nos países ocidentais durante o século XX. Inclui também uma discussão sobre a situação brasileira em relação ao ensino (e aprendizagem) da História da Música e alguns de seus problemas intrínsecos e extrínsecos mais relevantes. Tais questões, como esta análise mostrará, emergiram tanto das premissas da disciplina quanto de forças políticas, econômicas e culturais. Por fim, propõem-se algumas alternativas possíveis para evidenciar os enormes desafios que a sua total eliminação dos currículos académicos no ensino da música pode acarretar.

Biografia do Autor

  • Pablo Sotuyo Blanco, Universidade Federal da Bahia

    Docente e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde também obteve seu doutorado em 2003, é um dos iniciadores de diversos projetos nacionais relacionados à documentação relativa à música, incluindo o estabelecimento do Repertório Internacional de Iconografia Musical no Brasil (RIdIM-Brasil) do qual é atualmente o presidente, do capítulo nordestino do Repertório Internacional de Fontes Musicais no Brasil (RISM-Brasil) e integrante pro tempore do Comité Gestor interino da filial brasileira da Associação Internacional de Arquivos, Centros de Documentação e Bibliotecas de Música (IAML-Brasil). Coordena o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) da UFBA (https://adohm.ufba.br/site/) e presidiu a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) em representação da UFBA entre 2015 e 2019. Ativo compositor e musicólogo, tem publicado amplamente a sua produção científica sobre música e iconografia musical no Brasil e no exterior. Atua na área de Música com ênfase em Musicologia Histórica, Teoria e Análise Musical, e Ciência da Informação aplicada em documentação musical.

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Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Artigo de pesquisa

Como Citar

Sotuyo Blanco, Pablo. 2025. “O Ensino Aprendizagem De História Da Música No Brasil: Antecedentes, Problemas E Propostas”. Revista Brasileira De Musicologia 1 (agosto): s2e004. https://rbmus.abmus.net.br/index.php/seer/article/view/15.