Ensaio sobre a Música Brasileira sob a égide da interseccionalidade

Autores

Palavras-chave:

música e ideologia, música e interseccionalidade, significação musical, musicologia decolonial

Resumo

Este texto tem como mote inicial propor um diálogo com o “Ensaio sobre a Música Brasileira” de Mário de Andrade, cuja motivação central era questionar a autonomia da consciência musical nacional e sua dependência de modelos estrangeiros. Se no modernismo animado por Andrade buscava-se promover uma emancipação estética que reconhecesse a música brasileira como resultado de um amadurecimento crítico dos artistas nacionais, validando-a como expressão genuína da arte brasileira, o presente texto objetiva reorientar estas discussões abordando forças que, contemporaneamente, remodelam as estratégias de inscrição crítica através da arte. Neste espaço, a interseccionalidade que surge do empoderamento de corpos dissidentes surge como um discurso que permeia a música que hoje se abre para a tomada de consciência crítica sobre a nação e suas mazelas históricas, como o preconceito racial, de gênero e sexualidade e condição social. Localiza este fenômeno nos entreatos das tensões sociais mal confessadas pelas camadas dominantes da sociedade e das políticas engendradas por um establishment que trata de conservar suas zonas de influência e poder. O texto discorre na direção da própria musicologia tradicional, que enfrenta dificuldades em analisar esses fenômenos devido a suas metodologias arraigadas em paradigmas de análises históricas constituídas e atuantes para a reflexão positivista que se desdobra para a afirmação colonizante. Neste sentido, o presente texto além de expor este cenário propõe um esboço teórico que parte considerando que a música, como qualquer outro campo social, forma sistemas autorreferenciais que se movimenta por trocas simbólicas. Sua base são as identidades culturais e sociais que criam metáforas próprias, sem, no entanto, romper com os pontos de acoplamento como o sistema produtivo/econômico, o jurídico, o tecnológico etc. Este ensaio faz parte de um projeto maior que busca repensar a musicologia a partir de um giro epistemológico decolonial, transcendendo fronteiras rígidas e hierarquias culturais para entender a música em sua complexidade sociopolítica.

Biografia do Autor

  • Diósnio Machado Neto, Universidade de São Paulo

    Professor Livre-Docente (nível 2) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). É professor do programa de Pós-Graduação em Musicologia do Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra as disciplinas de Análise da Historiografia Musical Brasileira e Estudos de Significação Musical e do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da EACH-USP. Professor Convidado do Magíster en Musicología Latinoamericana da Universidad Alberto Hurtado (Chile). Possui graduação em Bacharel em Música – Habilitação Instrumento – pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1992), mestrado e doutorado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2001; 2008), tendo como orientadores José Eduardo Martins (mestrado) e Mário Ficarelli (doutorado). Teve como mentores de suas pesquisas Régis Duprat e Mário Vieira de Carvalho. É membro do Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA), sediado no IMLA- Veneza (Istituto per lo studio della musica latinoamericana durante il periodo coloniale). Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2009 pela tese “Administrando a Festa: Música e Iluminismo no Brasil Colonial.” É fundador da Associação Regional para América Latina e Caribe da International Musicology Society (ARLAC-IMS) e da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). Coordena o Laboratório de Musicologia (LAMUS). Nele desenvolve a Linha de Pesquisa Processos Históricos, Ideológicos e Discursivos da Música Brasileira. Estas linhas se desdobram em projetos de pesquisa sobre Estudos de Significação Musical com foco nos estudos dos processos retóricos na música do período colonial brasileiro; estudos historiográficos e estudos das organização bandísticas de São Paulo.

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Publicado

2025-08-12

Como Citar

Machado Neto, Diósnio. 2025. “Ensaio Sobre a Música Brasileira Sob a égide Da Interseccionalidade”. Revista Brasileira De Musicologia 1 (agosto): s5e001. https://rbmus.abmus.net.br/index.php/seer/article/view/14.