A recepção de Saint-Saëns no Brasil
Palavras-chave:
Saint-Saëns, recepção, Brasil, Arthur Napoleão, Henrique OswaldResumo
Camille Saint-Saëns realizou duas viagens ao Brasil, em 1899 e em 1904. Podem-se seguir estas deslocações com algum detalhe através sobretudo de correspondências e da imprensa. Não é de surpreender que o compositor tenha sido recebido calorosamente em ambas as visitas, tendo sido a primeira ao Rio de Janeiro e São Paulo, e a segunda somente ao Rio. Porém, podemos ir bastante para além de uma mera documentação das suas viagens, contextualizando-as dentro da recepção mais ampla da sua música. A análise da imprensa brasileira revela muitos pormenores de interesse, às vezes talvez até inesperados. Em particular, aprendemos da importância de obras originais e de arranjos para dois pianos, tais como as Variations sur un thème de Beethoven (originalmente para dois pianos) ou a Danse Macabre (arranjo), a primeira obra de Saint-Saëns a ser ouvida no Brasil (1879). Estreou-se Samson et Dalila no Rio em 1898. Exibiu-se o filme L’assassinat du duc de Guise com a sua música em 1909. Mesmo após a morte do compositor, a sua obra permaneceu popular, com a estreia brasileira de Le carnaval des animaux em São Paulo, em 1929. Este artigo refere igualmente um número reduzido de obras mais breves editadas no Brasil, assim como as atividades do compositor fora do palco, incluindo o seu amor pela natureza.
Referências
Bonnerot, Jean. C. Saint-Saëns (1835-1921), sa vie et son œuvre. 2. ed. Paris: A. Durand et fils, 1923.
Cranmer, David. “Camille Saint-Saëns e Portugal: uma relação duradoura.” In Peças de um Mosaico, editado por David Cranmer, 305-320. Lisboa: CESEM/Edições Colibri, 2017.
Cranmer, David. “A relationship spanning more than 40 years: the case of Portugal.” In The many faces of Camille Saint-Saëns, editado por Michael Stegemann, 345-360. Turnhout: Brepols, 2018.
Cranmer, David. “Receção no Brasil.” In Recordações de Camille Saint-Saëns: músico e homem 1835-1921, organizado por David Cranmer, 37-45. Lisboa: Direção-Geral do Património Cultural, 2022.
Martins, José Eduardo. Henrique Oswald: músico de uma saga romântica. São Paulo: Edusp, 1995.
Páscoa, Márcio. Ópera em Belém. Manaus: Valer, 2009.
Saint-Saëns, Camille. “L’anarchie musicale.” In École Buissonnière, 121-125. Paris: Pierre Lafitte, 1913.
Saint-Saëns, Camille. “Observations d’un ami des bêtes.” In Au courant de la vie, 83-96. Paris: Dorbon-Ainé, 1914.
Saint-Saëns, Camille. “Jacques Offenbach.” Harmonie et Mélodie, 9. ed., 217-224. Paris: Calmann-Levy, 1923 (1885).
Jornais (consultados online, pela Hemeroteca Digital Brasileira):
Commercio de São Paulo (São Paulo, SP)
Correio da Manhã (Rio de Janeiro, RJ)
Diario do Maranhão (São Luiz, MA)
Diario de Pernambuco (Recife, PE)
Diario Nacional (São Paulo, SP)
Estado do Pará (Belém, PA)
A Federação (Porto Alegre, RS)
Gazeta de Notícias (Rio de Janeiro, RJ)
O Jornal (Rio de Janeiro, RJ)
Jornal do Commercio (Manaus, AM)
Jornal de Noticias (Salvador, BA)
Jornal do Brasil (Rio de Janeiro, RJ)
Jornal do Recife (Recife, PE)
A Noticia (Rio de Janeiro, RJ)
Pacotilha (São Luiz, MA)
O Paiz (Rio de Janeiro, RJ)
O Pharol (Juiz de Fora, MG)
A Provincia (Recife, PE)
A Republica (Curitiba, PR)
A Tribuna (São Paulo, SP)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 David Cranmer (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
RBMUS adota uma política de acesso aberto progressivo equilibrando a disseminação do conhecimento científico com a proteção dos direitos autorais dos autores e da revista de forma transparente e explícita.
- Período de exclusividade:
- Todos os artigos publicados na RBMUS estarão sob direitos autorais exclusivos da revista por um período de 12 meses a partir da data de publicação, durante o qual a distribuição, reprodução ou adaptação dos artigos é restrita, exigindo a permissão expressa da RBMUS para compartilhamento ou modificação.
- Transição para licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0):
- Decorrido o período de exclusividade de 12 meses, os artigos serão automaticamente licenciados sob a Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0).
- Esta licença permite que outros compartilhem, distribuam e adaptem os artigos, inclusive para fins comerciais, desde que:
- Seja fornecido o devido crédito aos autores e à RBMUS como fonte original da publicação.
- Qualquer obra derivada, como traduções ou adaptações, sejam distribuídas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
- Direitos dos autores:
- Os autores mantêm os direitos morais sobre seus trabalhos, incluindo o direito à atribuição e à integridade da obra.
- Ao submeterem seus manuscritos, os autores concedem à RBMUS apenas o direito de primeira publicação e os direitos exclusivos de uso durante o período inicial de 12 meses.
- Considerações adicionais:
- Após a transição para a licença CC BY-SA 4.0, a licença é mantida conforme estabelecido pelos termos da Creative Commons, disponível em: org
- Ao submeter um manuscrito, os autores autorizam a RBMUS a publicar o trabalho sob a licença Creative Commons CC BY-SA0. e garantem que o manuscrito é original e não infringe direitos de terceiros.