A recepção de Saint-Saëns no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Saint-Saëns, recepção, Brasil, Arthur Napoleão, Henrique Oswald

Resumo

Camille Saint-Saëns realizou duas viagens ao Brasil, em 1899 e em 1904. Podem-se seguir estas deslocações com algum detalhe através sobretudo de correspondências e da imprensa. Não é de surpreender que o compositor tenha sido recebido calorosamente em ambas as visitas, tendo sido a primeira ao Rio de Janeiro e São Paulo, e a segunda somente ao Rio. Porém, podemos ir bastante para além de uma mera documentação das suas viagens, contextualizando-as dentro da recepção mais ampla da sua música. A análise da imprensa brasileira revela muitos pormenores de interesse, às vezes talvez até inesperados. Em particular, aprendemos da importância de obras originais e de arranjos para dois pianos, tais como as Variations sur un thème de Beethoven (originalmente para dois pianos) ou a Danse Macabre (arranjo), a primeira obra de Saint-Saëns a ser ouvida no Brasil (1879). Estreou-se Samson et Dalila no Rio em 1898. Exibiu-se o filme L’assassinat du duc de Guise com a sua música em 1909. Mesmo após a morte do compositor, a sua obra permaneceu popular, com a estreia brasileira de Le carnaval des animaux em São Paulo, em 1929. Este artigo refere igualmente um número reduzido de obras mais breves editadas no Brasil, assim como as atividades do compositor fora do palco, incluindo o seu amor pela natureza.

Biografia do Autor

  • David Cranmer, Universidade Nova de Lisboa

    Musicólogo anglo-português, é membro do CESEM (Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical), na Universidade NOVA de Lisboa, e do laboratório de pesquisa interuniversitária IN2PAST. Cofundador e coordenador do Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (2008-presente). Graduado (Música) da Universidade de Cambridge (Sidney Sussex College), 1976; mestrado (Música, ramo de Musicologia) da Universidade de Londres (King’s College), 1977; doutorado da Universidade de Londres, 1997, com a tese Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread. Desde 1981 que reside em Lisboa. Foi docente do Departamento de Ciências Musicais, da NOVA-FCSH desde 2003 até à sua aposentação, em 2023. Os seus diversos interesses de pesquisa incluem a música em Portugal e no Brasil desde o século XVIII até inícios do século XX, a catalogação de arquivos e bibliotecas musicais, o compositor luso-brasileiro Marcos Portugal, e Camille Saint-Saëns. Nos últimos anos deu início a um projeto pessoal sobre Béziers (França) e as Fêtes des Arènes (1898-1926). É autor de, entre outros livros, Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras (2015), Peças de um mosaico: temas da história da música referentes a Portugal e ao Brasil (2017) e coordenador das monografias Marcos Portugal: uma reavaliação (2012) e (com Paulo de Tarso Salles) Heitor Villa-Lobos (1887-1959) and Europe (em preparação). É organista titular da Saint George’s Church, Lisboa (Igreja Anglicana) desde 1982. Deu recitais de órgão em Inglaterra, França e no Brasil, para além de diversas cidades portuguesas. É igualmente pianista, tendo atuado ultimamente, a quatro mãos, com o pianista venezuelano Alejandro Reyes Lucero.

Referências

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Cranmer, David. “Camille Saint-Saëns e Portugal: uma relação duradoura.” In Peças de um Mosaico, editado por David Cranmer, 305-320. Lisboa: CESEM/Edições Colibri, 2017.

Cranmer, David. “A relationship spanning more than 40 years: the case of Portugal.” In The many faces of Camille Saint-Saëns, editado por Michael Stegemann, 345-360. Turnhout: Brepols, 2018.

Cranmer, David. “Receção no Brasil.” In Recordações de Camille Saint-Saëns: músico e homem 1835-1921, organizado por David Cranmer, 37-45. Lisboa: Direção-Geral do Património Cultural, 2022.

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Jornais (consultados online, pela Hemeroteca Digital Brasileira):

Commercio de São Paulo (São Paulo, SP)

Correio da Manhã (Rio de Janeiro, RJ)

Diario do Maranhão (São Luiz, MA)

Diario de Pernambuco (Recife, PE)

Diario Nacional (São Paulo, SP)

Estado do Pará (Belém, PA)

A Federação (Porto Alegre, RS)

Gazeta de Notícias (Rio de Janeiro, RJ)

O Jornal (Rio de Janeiro, RJ)

Jornal do Commercio (Manaus, AM)

Jornal de Noticias (Salvador, BA)

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro, RJ)

Jornal do Recife (Recife, PE)

A Noticia (Rio de Janeiro, RJ)

Pacotilha (São Luiz, MA)

O Paiz (Rio de Janeiro, RJ)

O Pharol (Juiz de Fora, MG)

A Provincia (Recife, PE)

A Republica (Curitiba, PR)

A Tribuna (São Paulo, SP)

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Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Artigo de pesquisa

Como Citar

Cranmer, David. 2025. “A recepção De Saint-Saëns No Brasil”. Revista Brasileira De Musicologia 1 (agosto): s2e002. https://rbmus.abmus.net.br/index.php/seer/article/view/12.