Estudo sobre as narrativas históricas das práticas culturais musicais

Auteurs

Mots-clés :

musicologia histórica, crítica historiográfica, práticas culturais musicais

Résumé

O objetivo desse trabalho foi contextualizar as práticas culturais historicamente, excepcionalmente a partir da tese de doutorado do autor. Pensamos, após o trabalho de doutoramento, que deveríamos refletir sobre vários aspectos das práticas musicais que não puderam ser discutidos, haja visto o pouco tempo e o foco nos objetos da pesquisa. Compreendemos a importância de aprofundar a discussão, dessa forma, esse é um primeiro ensaio que propomos a partir de uma leitura expandida da historiografia musical e de uma reflexão sobre os achados de pesquisa.

Biographie de l'auteur

  • Nilton da Silva Souza, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em música pela Universidade Federal de Alagoas (2001), Especialização em Mídias para a Educação CEDU/UFAL (2009), Mestrado em Música pela Campbellsville University, EUA (2008), Mestrado em Práticas Interpretativas na música do século XX (UFRN), Doutorado em Música/Musicologia, UFBA (2020). Atualmente é professor de Teoria e Percepção Musical da ETA/UFAL e Vice-líder do Grupo de Pesquisa História, memória e documentação da música em Alagoas, vinculado à UFAL, e membro do NEMUS/UFBA. Coordenador do Centro de Documentação Musical (CEDOM), Diretor do Espaço Cultural Universitário Salomão de Barros Lima, Coordenador e Regente dos Equipamentos Culturais Corufal e Orquestra Sinfônica Universitária, ambos ligados à PROEXC/UFAL. Desenvolve pesquisa na área de musicologia com foco na iconografia musical alagoana, nas bandas de música e coros, e na música composta em Alagoas.

Références

Bourdieu, Pierre. A economia das trocas simbólicas, (5ª ed.). São Paulo: Perspectiva, 2007a.

________. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp, Porto Alegre: Zouk, 2007b.

Certeau, Michel de. A escrita da história. Trad. Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

Chartier, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Traduzido por Maria Manuela Galhardo. 2ª ed. Algés: DIFEL, 2002.

Foucaut, Michel. A arqueologia do saber. Traduzido por Luiz Felipe B. Neves. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

Figueiredo, Fabio Leão e Ângela Elisabeth Lühning. “Terça neutra: um intervalo musical de possível origem árabe na música tradicional do nordeste brasileiro.” OPUS, v. 24, n. 1 (2018): 101-126. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2018a2405>. Acesso em: 01 nov. 2023.

doi:http://dx.doi.org/10.20504/opus2018a2405

Grout, J. D. e C. V. Palisca. História da música ocidental. 2ª ed. Vol. 2. Traduzido por Ana Luísa Faria. Lisboa: Gradiva, 2001.

Massin, J. e B. Massin. História da música ocidental. Traduzido por Maria Teresa Resende Costa, Carlos Sussekind e Ângela Ramalho Viana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

Merriam, A. O. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.

Silva, Maria Angélica, Melissa Mota Alcides, e Louise Maria Martins Cerqueira. “Memórias Palatáveis: práticas e saberes na produção de farinha de mandioca em Alagoas, Brasil.” Patrimônio e Memória. v. 15, nº 1 (2019): 47-72. Disponível em: http://200.145.164.4/index.php/pem/issue/view/30

Souza, Nilton da Silva. “As bandas de música do Baixo São Francisco Alagoano: práticas culturais musicais em contexto.” Tese de Doutorado em Música, Universidade Federal da Bahia, 2020.

Téléchargements

Publiée

2025-08-12

Numéro

Rubrique

Artigo de pesquisa

Comment citer

Souza, Nilton da Silva. 2025. « Estudo Sobre As Narrativas históricas Das práticas Culturais Musicais ». Revista Brasileira De Musicologia 1 (août): s2e007. https://rbmus.abmus.net.br/index.php/seer/article/view/18.