Estudo sobre as narrativas históricas das práticas culturais musicais
Mots-clés :
musicologia histórica, crítica historiográfica, práticas culturais musicaisRésumé
O objetivo desse trabalho foi contextualizar as práticas culturais historicamente, excepcionalmente a partir da tese de doutorado do autor. Pensamos, após o trabalho de doutoramento, que deveríamos refletir sobre vários aspectos das práticas musicais que não puderam ser discutidos, haja visto o pouco tempo e o foco nos objetos da pesquisa. Compreendemos a importância de aprofundar a discussão, dessa forma, esse é um primeiro ensaio que propomos a partir de uma leitura expandida da historiografia musical e de uma reflexão sobre os achados de pesquisa.
Références
Bourdieu, Pierre. A economia das trocas simbólicas, (5ª ed.). São Paulo: Perspectiva, 2007a.
________. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp, Porto Alegre: Zouk, 2007b.
Certeau, Michel de. A escrita da história. Trad. Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
Chartier, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Traduzido por Maria Manuela Galhardo. 2ª ed. Algés: DIFEL, 2002.
Foucaut, Michel. A arqueologia do saber. Traduzido por Luiz Felipe B. Neves. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
Figueiredo, Fabio Leão e Ângela Elisabeth Lühning. “Terça neutra: um intervalo musical de possível origem árabe na música tradicional do nordeste brasileiro.” OPUS, v. 24, n. 1 (2018): 101-126. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2018a2405>. Acesso em: 01 nov. 2023.
doi:http://dx.doi.org/10.20504/opus2018a2405
Grout, J. D. e C. V. Palisca. História da música ocidental. 2ª ed. Vol. 2. Traduzido por Ana Luísa Faria. Lisboa: Gradiva, 2001.
Massin, J. e B. Massin. História da música ocidental. Traduzido por Maria Teresa Resende Costa, Carlos Sussekind e Ângela Ramalho Viana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
Merriam, A. O. The anthropology of music. Evanston: Northwestern University Press, 1964.
Silva, Maria Angélica, Melissa Mota Alcides, e Louise Maria Martins Cerqueira. “Memórias Palatáveis: práticas e saberes na produção de farinha de mandioca em Alagoas, Brasil.” Patrimônio e Memória. v. 15, nº 1 (2019): 47-72. Disponível em: http://200.145.164.4/index.php/pem/issue/view/30
Souza, Nilton da Silva. “As bandas de música do Baixo São Francisco Alagoano: práticas culturais musicais em contexto.” Tese de Doutorado em Música, Universidade Federal da Bahia, 2020.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Nilton da Silva Souza (Autor) 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
RBMUS adota uma política de acesso aberto progressivo equilibrando a disseminação do conhecimento científico com a proteção dos direitos autorais dos autores e da revista de forma transparente e explícita.
- Período de exclusividade:
- Todos os artigos publicados na RBMUS estarão sob direitos autorais exclusivos da revista por um período de 12 meses a partir da data de publicação, durante o qual a distribuição, reprodução ou adaptação dos artigos é restrita, exigindo a permissão expressa da RBMUS para compartilhamento ou modificação.
- Transição para licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0):
- Decorrido o período de exclusividade de 12 meses, os artigos serão automaticamente licenciados sob a Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0).
- Esta licença permite que outros compartilhem, distribuam e adaptem os artigos, inclusive para fins comerciais, desde que:
- Seja fornecido o devido crédito aos autores e à RBMUS como fonte original da publicação.
- Qualquer obra derivada, como traduções ou adaptações, sejam distribuídas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
- Direitos dos autores:
- Os autores mantêm os direitos morais sobre seus trabalhos, incluindo o direito à atribuição e à integridade da obra.
- Ao submeterem seus manuscritos, os autores concedem à RBMUS apenas o direito de primeira publicação e os direitos exclusivos de uso durante o período inicial de 12 meses.
- Considerações adicionais:
- Após a transição para a licença CC BY-SA 4.0, a licença é mantida conforme estabelecido pelos termos da Creative Commons, disponível em: org
- Ao submeter um manuscrito, os autores autorizam a RBMUS a publicar o trabalho sob a licença Creative Commons CC BY-SA0. e garantem que o manuscrito é original e não infringe direitos de terceiros.