Musicologia e Big Data no Brasil

banco de dados para uma musicologia mais crítica e melhor embasada

Autores/as

Palabras clave:

musicologia, música, big data, bases de dados

Resumen

Embora Big Data seja um conceito conhecido desde 1990, sua crescente evolução tem apresentado soluções importantes para o processamento de grandes conjuntos de dados na atualidade. A interseção entre a Musicologia e o uso de Big Data vem ganhando destaque no cenário da pesquisa em música. O tratamento e recuperação de dados musicais e culturais têm permitido aos pesquisadores traçarem tendências, conexões e influências musicais assim como socioculturais de maneira mais abrangente, podendo ainda analisar não apenas as composições, mas também as interpretações, a popularidade e as mudanças ao longo do tempo. Através das bases de dados, é possível examinar a música, influências culturais e a fusão de gêneros em maior detalhe. Além disso, a análise de Big Data pode identificar padrões comportamentais e preferências musicais, ajudando na compreensão do consumo de música no Brasil. No entanto, o uso de Big Data na Musicologia Brasileira também apresenta desafios, incluindo a garantia de que os dados sejam representativos, sem desconsiderar os aspectos éticos relativos a questões de privacidade. É crucial encontrar um equilíbrio entre o acesso aos dados e a proteção dos direitos autorais e da privacidade dos autores. Por outro lado, o desenvolvimento de bases de dados tem auxiliado a musicologia na sua corroboração documental (seja textual, musicográfico, sonoro, audiovisual ou iconográfico). Neste trabalho propomos não apenas apresentar o status quo deste tema no Brasil, mas também discutir as possibilidades e desafios a serem desenvolvidos.

Biografía del autor/a

  • Pedro Ivo Vieira e Assis Araujo, Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia

    Pesquisador e profissional nas áreas de Música e Tecnologia da Informação. Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (2018), possui também Licenciatura em Música (2009) pela mesma instituição e Bacharelado em Sistemas de Informação pela Estácio FIB (2012). Atualmente, atua como Tech Lead na Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB/BA) e como Professor de Música no Colégio Oficina. Sua pesquisa foca em Musicologia, Musicologia Computacional, Arquivologia e Documentação Musical, Iconografia Musical e Tecnologias de Informação e Comunicação. Pedro Ivo é associado à Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS) e colabora com o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM-UFBA). Também participa do Núcleo de Estudos Musicológicos (NEMUS-UFBA) e dos projetos RIdIM-Brasil e RISM-Brasil (Nordeste). Seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio André Guerra Cotta da Associação Brasileira de Musicologia pela melhor apresentação em congresso (2023) e o Prêmio Mercedes Reis Pequeno da International Association of Music Libraries, Archives and Documentation Centres Brasil pelo melhor artigo científico apresentado (2017). Combinando conhecimentos em música e tecnologia, Pedro Ivo contribui significativamente para o avanço da musicologia e sua interseção com as tecnologias digitais.

Referencias

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Publicado

2025-08-12

Número

Sección

Artigo de pesquisa

Cómo citar

Vieira e Assis Araujo, Pedro Ivo. 2025. “Musicologia E Big Data No Brasil: Banco De Dados Para Uma Musicologia Mais crítica E Melhor Embasada”. Revista Brasileira De Musicologia 1 (August): s2e009. https://rbmus.abmus.net.br/index.php/seer/article/view/10.