Reworking Ludwig Von Köchel’s Mozart catalogue (or, be careful what you wish for!)
Keywords:
catalogue revision, Köchel’s Catalogue, W. A. MozartAbstract
This article addresses my revision of Ludwig von Köchel’s Catalogue of W. A. Mozart, presenting the history of previous versions and discussing the main issues related to this revision, such as: dating and chronology, identification of works and sources, compositional practices, musical borrowings, as well as issues concerning historically informed performances. It also discusses aspects of Mozart’s reception through his compositional processes, affecting both the original construction of the catalogue and his assimilation into the imaginary of universal culture, in performances, films and literature in general.
References
Allgemeine musikalische Zeitung, publicação original: Agosto 23, 1815, no. 34, cols. 561-66. [duas linhas inferiores] Tradução ao Inglês no Harmonicon: Novembro 1825, no. XXXV, pp. 198-200.
Burkholder, J. Peter. The uses of existing music: Musical borrowing as a field.” Notes 50 (1994): 851-870.
Burkholder, J. Peter. All Made of Tunes: Charles Ives and the Uses of Musical Borrowing. New Haven, 1995.
Deutsch, Otto Erich. Mozart, a documentary biography. Stanford: Stanford University Press, 1965.
Edge, Dexter. Mozart’s Viennese Copyists. Tese de PhD. University of Southern California, 2001.
Eisen, Cliff. “The Mozarts’ Salzburg copyists. Aspects of attribution, chronology, text, style, and performance practice.” In Eisen, Mozart studies 1991, S. 253–299 und AppendixFreud, Sigmund. Witz und seine Beziehung zum Unbevußten, Leipzig and Vienna 1905, 148-149.
Haberkamp, Gertraut. Die Erstdrucke der Werke von Wolfgang Amadeus Mozart. Bibliographie, 2 Bde., Tutzing: Schneider, 1986 (Musikbibliographische Arbeiten 10/1–2).
Jahn, Otto. W. A. Mozart. Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1856-59. 4 vls. 8vo.
Konrad, Ulrich. Mozarts Schaffensweise. Studien zu den Werkautographen, Skizzen und Entwürfen, Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1992 (Abhandlungen der Akademie der Wissenschaften in Göttingen. Philologisch-Historische Klasse III/201).
Konrad, Ulrich. Mozarts Schaffensweise : Studien zu den Werkautographen, Skizzen und Entwürfen : [vorgelegt ... in der Sitzung vom 31.Mai 1991]. Zugl.: Göttingen, Univ., Habil.-Schr., 1990/91.
Köchel, Ludwig Ritter von. Chronologisch-thematisches Verzeichniss sämmtlicher Tonwerke Wolfgang Amade Mozart's. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1862. First edition.
Penrose, Roger. The Emperor’s New Mind: Concerning Computers, Minds, and the Laws of Physics. Oxford University Press: New York and Oxford, 1989.
Rothstein, Edward. Emblems of Mind: The Inner Life of Music and Mathematics. Crown Publishing: New York, 1995. Sartori, Claudio. Primo tentativo di catalogo unico dei libretti Italiani a stampa fino all'anno 1800. Milão: Biblioteca nazionale Braidense, 197-. Fotocópia de microfilme do catálogo dos libretos.
Tyson, Alan. Mozart: Studies of the autograph scores. Cambridge/MA and London: Harvard University Press, 1987.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Neal Zaslaw (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
RBMUS adota uma política de acesso aberto progressivo equilibrando a disseminação do conhecimento científico com a proteção dos direitos autorais dos autores e da revista de forma transparente e explícita.
- Período de exclusividade:
- Todos os artigos publicados na RBMUS estarão sob direitos autorais exclusivos da revista por um período de 12 meses a partir da data de publicação, durante o qual a distribuição, reprodução ou adaptação dos artigos é restrita, exigindo a permissão expressa da RBMUS para compartilhamento ou modificação.
- Transição para licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0):
- Decorrido o período de exclusividade de 12 meses, os artigos serão automaticamente licenciados sob a Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0).
- Esta licença permite que outros compartilhem, distribuam e adaptem os artigos, inclusive para fins comerciais, desde que:
- Seja fornecido o devido crédito aos autores e à RBMUS como fonte original da publicação.
- Qualquer obra derivada, como traduções ou adaptações, sejam distribuídas sob a mesma licença CC BY-SA 4.0.
- Direitos dos autores:
- Os autores mantêm os direitos morais sobre seus trabalhos, incluindo o direito à atribuição e à integridade da obra.
- Ao submeterem seus manuscritos, os autores concedem à RBMUS apenas o direito de primeira publicação e os direitos exclusivos de uso durante o período inicial de 12 meses.
- Considerações adicionais:
- Após a transição para a licença CC BY-SA 4.0, a licença é mantida conforme estabelecido pelos termos da Creative Commons, disponível em: org
- Ao submeter um manuscrito, os autores autorizam a RBMUS a publicar o trabalho sob a licença Creative Commons CC BY-SA0. e garantem que o manuscrito é original e não infringe direitos de terceiros.